A 26ª semana de moda do São Paulo Fashion Week aconteceu nos dias 18 a 23 de janeiro, na Bienal de SP, onde foram apresentadas as tendências Outono Inverno 2009. O “perfume” da estação é de crise. Mas o tema do evento foi “Brasileirismos”, baseado no conceito de valorização da cultura nacional, com grande destaque para moda brasileira.
O vendedor de bolas da praia, frases de placa de caminhão e Carmem Miranda fizeram parte da cenografia que tinha como objetivo promover a brasilidade, abordando temas como a hibridização cultural do país. O evento pretendia realçar a alegria do povo brasileiro e, assim, resolveu celebrar o centenário do nascimento de Carmem Miranda.
Instalação no centro do prédio da Bienal com 4 mil bolasO vendedor de bolas da praia, frases de placa de caminhão e Carmem Miranda fizeram parte da cenografia que tinha como objetivo promover a brasilidade, abordando temas como a hibridização cultural do país. O evento pretendia realçar a alegria do povo brasileiro e, assim, resolveu celebrar o centenário do nascimento de Carmem Miranda.
Painéis com frases de placa de caminhão
Segundo Paulo Borges, diretor do evento, “a proposta é uma síntese ou convergência de aspectos da felicidade do brasileiro. O mundo reconhece o brasileiro pelo seu sorriso, seu abraço, suas maneiras. É importante destacar particularidades no mundo globalizado”.
Carmem Miranda
Carmen Miranda, pseudônimo de Maria do Carmo Miranda da Cunha, foi uma cantora e atriz luso-brasileira. Sua carreira artística transcorreu no Brasil e Estados Unidos entre as décadas de 1930 a 1950. Trabalhou no rádio, no teatro de revista, no cinema e na televisão. Chegou a receber o maior salário até então pago a uma mulher nos Estados Unidos. Seu estilo eclético faz com que seja considerada precursora do tropicalismo, movimento cultural brasileiro surgido no final da década de 1960 (Wikipedia).
“A “Pequena Notável”, como era conhecida, marcou tanto com seu jeito de cantar, revirando os olhos, mexendo as mãos e gingando, com seu sorriso contagiante e a graça de seus trajes cheios de balangandãs, que até hoje, mais de 40 anos após sua morte, é o símbolo brasileiro mais conhecido no mundo. Mais do que uma voz, foi um fenômeno do show business norte-americano.
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