sábado, 31 de janeiro de 2009

A palavra "estética"...

“Revista Mag Estética – Beleza feita com Arte”. Pensar a palavra estética, a palavra arte, a palavra beleza, envolvidas num processo de transformação que os dicionários não acompanham, é repensar nossas próprias convicções. Há momentos em que as palavras são mal-empregadas. Talvez não se trate nem mesmo de perguntar o que é estética, o que é arte, o que é beleza, mas de perguntar como essas palavras podem ser usadas hoje de um modo que sejam realmente produtivas para a compreensão do que nos rodeia.




Estética é sensibilidade, diz respeito a um estado de percepção e de reação ao que nos apresenta. Reações de espanto, de surpresa, de ternura, de revolta, de admiração são sinais de que a obra sensibilizou, despertou, comoveu. Segundo Victor Aquino, “a formulação estética é um processo que depende dos repertórios do artista, sua habilidade no domínio de técnicas e linguagens, manejo de materiais e suportes e, sobretudo, sua capacidade de atrair a atenção para seu trabalho”.

No Brasil, esses termos são apropriados por pessoas que, muitas vezes, não têm acesso ao conhecimento formal do significado dessas palavras e, por isso, aparecem em fachadas de salões de cabeleireiros, massagistas e clínicas de cuidados com o corpo. Também é comum dizer que um texto escrito “mal formatado” está sem estética, ou então quando os móveis de uma casa não combinam, uma produção de roupa está desarmônica, também não tem nenhuma “estética”.

Palavras que carregam um significado de algo admirável, hoje têm uso banalizado com o objetivo meramente comercial, para trazer para o consumidor a idéia de glamour e status.


O que você acha?

Nenhum comentário: