quarta-feira, 11 de março de 2009

O Império do Efêmero - Gilles Lipovetsky



Moda é um fenômeno muito maior do que a noção de equilíbrio entre tecidos, cores e padronagens, integrando o simples uso das roupas no dia-a-dia. Alguns autores procuraram explicar a moda por uma competição entre classes sociais e para alguns intelectuais essa manifestação social não fazia parte de suas indagações.

Para o filósofo francês, Gilles Lipovetsky, como a moda é um dispositivo social, o comportamento orientado pela moda é fenômeno do comportamento humano e está presente na sua interação com o mundo fundamentada na reivindicação da individualidade e na legitimidade da singularidade (I. Mascetti).

O autor nos fala da paixão por governar-se a si mesmo, do desenvolvimento do individualismo, e do crescimento do fenômeno da moda na sociedade contemporânea ligada à sociedade pós-moderna, pois a modernidade estava ligada à questão da história, das ideologias e luta de classes.

A moda deriva de uma tensão básica entre a necessidade de imitação (conformidade) e de distinção (excentricidade). E precisa dessas duas tendências contraditórias para funcionar. Segundo Lipovetsky, a moda não foi utilizada somente como um instrumento para a distinção entre classes, mas principalmente para a diferenciação dos indivíduos de uma mesma classe. As características da lógica da moda revelam-se através do consumo de massa e dos valores por ele veiculados.

Para Lipovetsky, nosso ambiente cotidiano é organizado pela lógica da moda de renovação e da sedução; a moda recicla as formas antigas fazendo com que cheguem até nós sob a perspectiva da liberdade individual. Porém, o indivíduo é produto do meio e, ainda que eternamente mobilizados pelo desejo de inovação e pela lógica da imitação ou, na contramão desses impulsos, levados pela recusa de determinados padrões culturais, acabamos nos guiando pelas hierarquias sociais, onde nosso referencial localiza-se no topo da pirâmide. Status, prazer, beleza, sucesso, desejo, sedução, poder, sempre serão combustíveis para movimentar os motores da moda e da sociedade de consumo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou tentando ler o livro, mas nã consigo!
Lipovetsky tem um poder muito grande nas mãos, é um sonifero em essencia! Não adianta chocolate, café, nada disso...
É melhor que lexotan acabei com os problemas de falta de sono!