quinta-feira, 4 de junho de 2009

Fibras naturais - Cânhamo

O cânhamo tem origem nas fibras do caule da planta de cannabis ruderallis. Tanto o cânhamo quanto a maconha são membros da família da cannabis, mas são cultivos diferentes dentro dessa família.

Simbologia: CH.




Origem: fibra natural vegetal de caule.

Absorção de umidade: muito alta, 35% do peso da fibra.

Lavabilidade: ótima. Lavagem forte devido sua alta resistência.

Características: essa planta chega a ter até 4,5 metros de altura e possui longas fibras no seu caule. Essas plantas são resistentes a pragas, ou seja, tem poucos parasitas e doenças. O arbusto cresce em 4 meses, seu cultivo não empobrece o solo. Marcas como Adidas, Calvin Klein, Osklen, Redley entre outras, tem peças feitas com tecido de cânhamo.

A adidas lançou há muitos anos um tênis de cânhamo que vendeu como água (lembram do tal tênis de "maconha"?), mas causou tanta polêmica que o produto acabou sendo retirado do mercado apesar do sucesso de vendas.

As fibras de cânhamo serviam, antigamente, para fazer telas (para os lençóis, por exemplo), cordas e velas para os navios. A fibra de cânhamo é imputrescível, ou seja, não apodrece em contato com a água. O cânhamo era muito utilizado na época da marinha à vela. Atualmente, esta fibra é útil para os especialistas na construção de casas ou para isolamento. Esta planta fornece fibras que possuem excelentes qualidades de isolamento contra o barulho e o frio.

Uso: suas fibras são usadas em papel, panos, peças automotivas e materiais de construção. Suas sementes são utilizadas para alimentação de pássaros, isca para pescadores e produção de azeites. Tecidos finos, cortinas, redes de pesca lonas, além de misturado a outras fibras.

Nenhum comentário: