quarta-feira, 25 de junho de 2008

Macrotendências Inverno 2010

Enquanto na semana passada os fashionistas no Brasil miravam o verão 2009, o WGSN já está de olho nas palavras de ordem das próximas estações. No primeiro dia de desfile da SPFW, e como já se tornou tradição, o WGSN apresentou para uma platéia de fashionistas e antenados, que lotou as salas do Cinemark Shopping Iguatemi, o que vai ditar moda nos próximos anos. Depois de buscar inspirações desde as ruas de Varsóvia a restaurantes subterrâneos de Shangai, a apresentação definiu 3 vertentes:

INVINCIBLE (Invencível): Exploração do mundo virtual, os sonhos traduzidos e a inspiração nos super-heróis dão margem a um comportamento de responsabilidade social e um interesse cada vez maior em tecnologia. Ser invencível, mudar sua realidade, criar novos sons (como os movimentos musicais dos subúrbios de Los Angeles e Paris), assumir novas identidades por meio de avatares digitais e fantasias de super heróis de vídeo game.

Assista o vídeo da Macrotrend Invincible aqui.


NICE (Legal): Um exercício de otimismo, alegria e simplicidade, além de um resgate de pequenos prazeres. A imagem mais significativa dessa tendência é um arco-íris. Ser legal é a palavra de ordem de um mundo que não esquece dos problemas, mas sorri e integra movimentos como ‘yoga hope’ e se inspira nos valores e tradições de gerações passadas. Criar uma linha de geléias exclusiva inspirada na ‘receita da vovó’. Ou linhas de chá que, em vez dos tradicionais sabores, carregam pacotinhos de ‘felicidade’, ‘amor eterno’ e ‘simpatia’.

Assista o vídeo da Macrotrend Nice aqui.


FUTURE IMPERFECT (Futuro imperfeito): Abraçar as imperfeições e transformá-las em algo belo, útil e agradável. Longe de ser uma vertente pessimista, os membros desta turma praticam conceitos como o wabi sabi, a filosofia oriental de valorizar o ‘mundo como ele é’ e transformá-lo da melhor forma. Como? Transformando o vão de um viaduto na Dinamarca em um playground colorido ou ‘decorando’ um muro na Faixa de Gaza com grandes painéis de gente sorrindo (parte do projeto ‘Let’s Face It').

Assista o vídeo da Macrotrend Future Imperfect aqui.


E como todas estas macrotendências tão abstratas vão se traduzir em cultura, comportamento, criações de moda e estilo? Por meio das pesquisas e estatísticas dos ‘olheiros’ e consultores do WGSN, que se espalham por várias cidades do mundo, incluindo São Paulo, em busca do último ‘grito da moda’. Tudo para descobrir o que pensam, sentem, ouvem, comem e consomem as pessoas de todo o mundo.


Fonte: Blog do Estado de S. Paulo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Oiii estava olhando as universidades de moda que tu listou. Aqui do RS temos também o Centro Universitário Feevale que fica em Novo Hamburgo.
Só pra completar... heheh
Obrigada
Amanda

Persona Consultoria de Moda disse...

Oi Amanda!!
Muito obrigada pela indicação, já escola já foi adicionada à lista.
Beijos

Anônimo disse...

queria saber as macro tendências verão 2010.. estou procurando e não achei ;/ ahhhh so p comentar amei o calendário bjuu Thatiane

Persona Consultoria de Moda disse...

Oi Thatiane!
O post com as macrotendências do verão 2009.10 é este aqui:

http://personaconsultoriademoda.blogspot.com/2008/06/macrotendncias-do-vero-200910.html

Hoje mesmo publicarei os vídeos para complementar essa informação, ok?

Beijos

Ingrid Zandomeneco disse...

Queria parabenizar este blog, muito organizado, bonito, interessante e cheio de informações sobre moda. É difícil ver sites sobre o assunto com tal aprofundamento. Estou moda na UDESC e adorei.
Parabéns!

Anônimo disse...

Goataria de saber se para o inverno de 2010 a tendencia para uso de botas montaria continua?
Obrigada,
Lú.

Pedro disse...

Na última quarta-feira, no SENAI-SP rolou uma apresentação das novidades, estilos e macrotendências da moda inverno 2010 e o lançamento do Caderno Perfil Inspirações e Tendências – Inverno 2010, elaborado pelo SENAI também.

No caderno há as modelagens, formas e cores que estarão em alta nas coleções das principais marcas na estação, feito de uma pesquisa nas principais feiras, desfiles, vitrines das principais cidades da Europa e apresenta correntes adequadas ao perfil de cinco grupos de consumidores: o contemporâneo, o esportivo, o irreverente, o romântico e o sensual.

De acordo com o caderno, a modelagem vem com silhuetas limpas, caimentos perfeitos em tecidos híbridos e ao mesmo tempo tecnológicos. As peças valorizam os ombros e a cintura é marcada pelas formas ou por cintos. O preto é a cor carro-chefe, que com outras tonalidades neutras (marinho e os beges) estarão em contraste com cores fortes, como o vermelho e os tons violáceos e luminosos. Destaque também para a clássica combinação de preto e branco. A padronagem pied-de-poule pode aparecer. O inverno ainda privilegia as calças skinny ou legging. A boyfriend (aquela que parece ser do namorado) também é a vedete da estação ao lado da carrot. Os metais e pedrarias decoram as peças, desde um visual mais rock’n roll até um neobarroco.

Persona Consultoria de Moda disse...

Oi Pedro! Nossa, muito obrigada pelas informações aqui disponibilizadas com tantos detalhes! Tenho certeza que esse comentário será importante para muitas pessoas que acessam o blog!
Parabéns pelo resumo do inverno 2010.
beijos,
Juliana.