terça-feira, 7 de abril de 2009

50 anos da Barbie!

No dia 09 de março de 2009, a boneca mais popular do mundo completou 50 anos, com corpo de 20 e milhares de homenagens pelo mundo todo. A Barbie é rica, bonita, famosa, inteligente e está sempre na moda. Tem o namorado perfeito e muitos amigos que a adoram. O mundo Barbie é cor-de-rosa, feito de sonhos e fantasia, onde tudo é possível.

A Barbie é um sucesso absoluto, tanto em vendas (é a boneca mais vendida no mundo. São 120 milhões de exemplares a cada ano, o que significa que duas Barbies são vendidas por segundo) quanto em popularidade (ela é a queridinha de crianças e adultos de todo lugar).


Primeira Barbie


Encomendada ao designer Jack Ryan, em 1958, a Barbie foi introduzida pela primeira vez na Feira Anual de Brinquedos de Nova York, em 9 de março de 1959. Ela foi criada por Elliot Handler, o fundador da Mattel, Inc., e sua esposa, Ruth. Depois de reparar no interesse da filha por bonecas de mulheres adultas, Ruth Handler (mãe de três filhos, Ken, Skipper e Barbara) sugeriu a idéia de uma boneca adulta e não teve dúvida quanto ao nome: Barbie, o diminutivo de Barbara. Mais tarde, Ken viria ser seu namorado e Skipper sua irmã-boneca.

Cabelos tingidos


Barbie foi apresentada como uma modelo teenager vestida na última moda. Aliás, a imagem da boneca sempre foi a de uma top model, símbolo de sucesso, beleza e juventude.Loira e vestida com um maiô listrado em preto e branco, a boneca nasceu com o corpo de manequim, longas pernas e cintura fina, as medidas perfeitas para os seus 29 cm de altura. Ela já trazia modelos de roupas e acessórios que podiam ser trocados, ou seja, tudo o que pudesse identificar o universo jovem dos final dos anos 50: vestidos rodados, calças cigarrete, luvas e até um modelito para ir ao trabalho como designer de moda (1960).


Hippie


Bronzeada



Mais popular


Em 1961, ela ganhou um namorado, o Ken, que tinha o tipo do ator de cinema Troy Donahue. Ken também sempre acompanhou a moda da época, munido de vários modelos e acessórios, além de variar o corte do cabelo de acordo com o último estilo jovem. Em 1963 ganhou uma melhor amiga, Midge; uma irmã, Skipper, em 1964; e uma nova amiga, a primeira boneca negra, Christie em 1969. O sucesso foi estrondoso, implicando na criação de vários outros itens relacionados com as bonecas como o carro e a Casa dos Sonhos da Barbie.



Negra




Oriental


Mais vendida


Ao longo dos anos, a figura voluptuosa da Barbie tem suscitado controvérsias. Se ela fosse humana, suas medições deveriam ser de aproximadamente 91,5 cm de tórax, 45,7 cm de cintura e 84 cm de quadril. Por causa disso, ela tem sido acusada de incutir uma imagem irreal de corpo nas crianças. O lado positivo é que, muitas mulheres viram a Barbie como proporcionar uma alternativa aos tradicionais papéis 1950. Ela teve uma série de profissões diferentes: de professora, astronauta, veterinária, cantora, comissária de bordo e modelo. Ela foi até uma medalista de ouro olímpico e candidata a presidência dos Estados Unidos! A Barbie também sempre esteve ligada com a tecnologia mais recente. Um exemplo disso foi em 1985 quando ela teve o seu primeiro computador.


Século XXI


Para manter a imagem glamorosa da Barbie sempre atualizada, os designers da Mattel fornecem à boneca cerca de uma centena de novas roupas cada ano. O vestuário da Barbie também foi criado por designers mundialmente famosos como Yves Saint Laurent, Christian Dior, Valentino, Perry Ellis, Oscar de la Renta, e Bob Mackie. Desde 1959, mais de 105 milhões de metros de tecido foram usados para criar roupas da Barbie.


História da Barbie





Primeiro comercial da Barbie



Fonte: Almanaque Folha, Portais da Moda e Galeria Imagens Veja.

Nenhum comentário: