quinta-feira, 9 de abril de 2009

Macrotendências - Desafios e oportunidades

Quais serão os desafios e oportunidades do mercado da moda em 2009?

Construir uma marca forte, a importância do valor e da responsabilidade social coorporativa. Na medida em que as empresas estão enfrentando os desafios de uma recessão global aí vão algumas idéias importantes para 2009:

1. A força da marca é mais importante do que jamais foi; construir e manter uma posição de marca através da diferenciação e poder. Investir nas próprias lojas de varejo, dedicação às lojas de marca. Marcas globais não morrem.

2. Inovação: durante uma crise é difícil pensar em inovação. Mas isso não quer dizer grandes idéias nem enormes investimentos financeiros. “Pesquisa é a transferência do dinheiro em know-how, enquanto inovação é a transferência do know-how de volta em dinheiro”. Talvez seja difícil agradar os consumidores nesse momento mas seu interesse ainda pode ser atraído por grandes novos produtos.

3. O significado do valor: “valor” agora está mais perto do significado original de “valor do dinheiro”. Antes, qualidade, serviço e valor tinham o mesmo peso para o consumidor; agora é apenas qualidade. As consumidoras por volta dos 30 anos estão à procura de peças de moda mais elaboradas, versáteis e de boa qualidade, que tenham um elemento “funcional” que permitam serem usadas em diversas ocasiões.


4. Preços baixos: Wal-Mart -> reforça seu valor e líder em preços baixos durante a crise. Primark -> olha com otimismo para o futuro. Ênfase nos produtos fashion mais do que commodity.


5. A futura cadeia de suprimentos será vertical: ela conseguirá ver todo o processo acontecendo ao mesmo tempo.

6.A doença na economia está mudando a cabeça do consumidor. Nos EUA aconteceu algo inimaginável: os consumidores pararam de gastar. Eles estão mais emotivos e precisam se satisfazer. A confiança está crescendo em marcas reais e o que aquela marca oferece em termos de qualidade. Os consumidores não estão só preocupados com o que eles não podem comprar mas também com as escolhas que tem que fazer.

7. As marcas ainda tem muito valor, principalmente se forem transparentes e transmitirem confiança. Envolvimento com o meio ambiente e sustentabilidade.




Fonte: WGSN.

Nenhum comentário: