sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Inspiração nas cores da Vila Madalena

Vila Madalena é um bairro da cidade de São Paulo conhecido por ser um reduto boêmio, desde o início dos anos 70, quando estudantes com pouco dinheiro passaram a morar por lá, por causa da proximidade à Universidade de São Paulo. Lá há grande concentração de bares e casas noturnas, além da escola de samba Pérola Negra.

Uma das características mais pitorescas do bairro é o nome de suas ruas. São nomes líricos como: Paulistânia, Harmonia, Girassol, Purpurina, Wizard e Original. Isso permite que o bairro tenha esquinas sugestivas como a "Harmonia com Purpurina". Segundo historiadores, as ruas foram batizadas por sugestão de estudantes, participantes do movimento anarquista. A adoção de nomes poéticos tinha a intenção de quebrar a tradição urbana de homenagear autoridades públicas.

Hoje, o bairro abriga uma concentração ímpar de ateliês e centros de exposições artísticas. Lojas de vanguarda e escolas de música e teatro também fazem a cara do lugar.A associação de moradores organiza feiras para mostrar os talentos artísticos do bairro e um festival anual - a famosa "Feira da Vila" - que atrai gente de toda a cidade, com shows e barracas de artesanato. Uma vez por mês, as lojas e ateliês fazem um fim-de-semana com todos os produtos na calçada e uma van que leva gratuitamente os visitantes para conhecer os pontos mais interessante do bairro.













Fonte: texto Wikipedia.

2 comentários:

Belle disse...

Lindissimas as fotos!!!!! Parabéns!

Maria Pechinchinha disse...

Adoro esse grafite da segunda foto! Minha obsessão pela arte na parede lá de casa aumentou muito depois do SPFW!!! Hahahaha... o que acha?