quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Tema Fashion Rio - Inverno 2009


O Fashion Rio, que aconteceu entre os dias 11 e 16 de janeiro na Marina da Glória, apresentou este ano o tema “Caleidoscópio Cultural Brasileiro”. Inspirado no boêmio bairro da Lapa trouxe para a moda a convivência de diversos estilos e linguagens, típicos deste cartão postal. O Fashion Rio falou em seu site oficial sobre a escolha da Lapa como tema desta 14ª edição:

Arcos da Lapa

“O Rio não é somente o principal cartão postal brasileiro. Ele é, também, a nossa capital artística e a que melhor traduz as diversas influências culturais que o Brasil sofreu.

Com seu caráter democrático, a cultura carioca promove a convivência do popular com o erudito. Do novo com o antigo. Do techno com o acústico, ou o retrô.

Montanha com o mar na paisagem. Judeus com árabes no comércio. A mistura e a cultura da fusão de outras culturas, encontram no Rio território fértil para o crescimento de diversas manifestações estéticas, que traduzem o inconsciente coletivo de todo o país.

Um bom exemplo de tudo isso é a Lapa: território de renovação cultural e artística; convivência democrática de diversas linguagens; ponto de convergência de diversas gerações e múltiplas atrações.

Retrato bastante atual do mundo globalizado e da luta de todos nós para sermos atualizados, porém, não descaracterizados.

Sermos modernos, sem perder nossa própria identidade e buscarmos nossa própria interpretação para tudo o que nos é proposto.

A Lapa é uma boa representação de tudo isso.

E é por isso que está na moda.

E é por isso que a trouxemos para o mundo da moda.

Porque esse é o exercício que todos os estilistas e designers brasileiros fazem hoje: tentando traduzir o mundo sem perder a conexão com a nossa própria realidade. Com o inconsciente coletivo do povo brasileiro, que, por si só, já nasceu conectado com diversas culturas e conseguiu ser um, mesmo sendo muitos”.

Nenhum comentário: